Lançado em 2016, Sangatsu no Lion (3 gatsu no Lion) ou March Comes in Like a Lion é um anime que mistura drama e momentos de calma, retratando de forma sensível temas como depressão, solidão e convivência.
Baseado no mangá de Chica Umino, acompanhamos a história de Kiriyama Rei, um jovem prodígio no shogi que, apesar do talento, vive cercado por inseguranças e sentimentos de isolamento. O anime usa o jogo como metáfora para as dificuldades e estratégias da vida.
Rei foi apresentado ao mundo do shogi por seu pai, e ainda pequeno se mostrou muito bom no jogo, a ponto de disputar vários campeonatos, porém, sua família acaba morrendo num acidente de carro, o que fez o garoto ainda pequeno ser adotado por um amigo do pai, também jogador de shogi. Contudo, pelo gosto que ambos nutriam pelo shogi, os irmãos adotivos do garoto, acabam se sentindo excluídos pelo pai que prefere muito mais Rei, do que os filhos biológicos, chegando ao ponto de até mesmo a mãe adotiva do garoto sentir isso, fazendo com que o menino acabasse se isolando, o que o fez ter muita dificuldade em criar relações socias e se adaptar completamente a nova família, por isso, na adolescência, com o dinheiro que ganhava nas competições de shogi, aluga um apartamento e começa a morar sozinha com a permissão de seu pai, alimentando ainda mais as inseguranças que tinha.
Nesse meio tempo ele acaba conhecendo as irmãs Kawamoto, que se tornam o refúgio de paz e segurança do rapaz. Por acaso Rei, acaba virando amigo da família, e encontra na casa delas, uma sensação de paz e pertencimento, sendo meio que uma segunda família para o rapaz.
Akari a irmã mais velha, age quase como uma figura materna para todos. Hinata a irmã do meio, sendo determinada e sensível, ensina ao rapaz a importância da empatia; e Momo a caçula, traz a leveza que faltava nos dias cinzentos do protagonista.
Através da convivência com elas, Rei aos poucos entende que a vida não precisa ser enfrentada sozinha, seu mundo começa a ser expandido para além do tabuleiro de shogi, percebendo que perder ou ganhar não é o mais importante, e sim seguir jogando, mesmo quando as peças parecem contra você.
Conforme os episódios passam, vemos que o rapaz, começa a desenvolver melhor suas relações pessoais, fazendo amizade com outros jogadores de shogi e até com alguns colegas de escola com a ajuda de seu professor. É uma história bem emocionante e relativamente tranquila, para quem procura obras mais slice-of-life.
O anime conta com duas temporadas de 22 episódios cada, disponíveis na Crunchyroll, além de dois filmes live-action, também adaptando o mangá original.
Fonte: Aqui!