A franquia Space Battleship Yamato, é uma das mais icônicas e influentes do gênero de ficção-científica, tendo impactos tanto na animação japonesa como na forma como narrativas do gênero espacial são feitas.
A franquia ganhou diversos remakes ao longo dos anos, incluindo Space Battleship Yamato 2199, uma recriação moderna do clássico dos anos 1970, originalmente concebido por Yoshinobu Nishizaki e Leiji Matsumoto. Lançado em 2012 no Japão, o remake atualizou o estilo de animação, oferecendo visuais mais contemporâneos, mas preservando o espírito e a essência da obra original.
Além disso, a série também inspirou um filme live-action, que chegou aos cinemas japoneses em 2010 e atraiu uma nova geração de fãs. O longa conseguiu recontar a mesma história clássica, mas sob uma perspectiva mais moderna e acessível, conectando o legado da franquia com o público atual.
Esse filme foi uma das grandes produções japonesas de ficção científica da época, com efeitos especiais comparáveis aos de grandes bilheterias internacionais.
Na história o planeta Terra foi atacado por alienígenas chamados Gamilas, o que fez ela ser imprópria para viver, nisso os sobreviventes da humanidade em suas últimas esperanças, recebem uma mensagem de uma raça alienígena amigável que os ensina a construir o Encouraçado Espacial Yamato para que eles possam fugir para o planeta Iscandar, onde esses possíveis aliados vivem para que então possam lutar contra os Gamilas e achar uma maneira de salvar a Terra.
Um fato interessante é que a nave foi feita com o casco do encouraçado de mesmo nome usando pelo exército japonês, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo uma grande referência a história do Japão e aos sentimentos de redenção, sacrifício e a luta pela sobrevivência da humanidade em meio a uma guerra, fazendo paralelo com o Japão pós-guerra.
Hideaki Anno o co-criador da famosa franquia Neon Genesis Evangelion, é um fã de carteirinha da obra há mais de 20 anos, tendo ele dito que Yamato foi a inspiração principal para seu interesse em anime. Agora o diretor e o Studio Khara, do qual é fundador estão trabalhando em um novo projeto com a produção prevista para começar no próximo ano.
A franquia de filmes Star Wars do cineasta George Lucas, também foi influenciada por Yamato. Ambas as produções compartilham várias semelhanças como o design das naves, a conversa dos pilotos e a forma como as batalhas espaciais foram editadas etc. Detalhe é que Yamato foi lançado em 1974 e o primeiro filme de Star Wars em 1977, ou seja, foi tempo suficiente para George Lucas se inspirar e adicionar essas referências em seus filmes.
Mesmo após tanto tempo, Space Battleship Yamato continua relevante em uma era com tantas animações disponíveis, pela sua capacidade de influenciar muitas obras atuais e conforme a tecnologia evolui, novas possiblidades são trazidas para a indústria de animação, podendo expandir ainda mais o legado de Yamato, mantendo viva uma das maiores sagas de ficção científica do Japão.