SANDA: O Papai Noel de 14 anos e uma sociedade de mentiras

Senhor de idade de aparência forte caminhando na neve. Ele usa cum capuz vermelho vivo voando ao vento, sua cabeça está coberta mostrando apenas uma barba branca e seus olhos decididos e sem pupilas a mostra

As festividades de fim de ano são marcadas por tradições que já fazem parte do imaginário popular, trocas de presentes, jantares fartos e senhores de idade musculosos prontos para descer por uma chaminé. Em Sanda, Paru Itagaki reconstrói o imaginário do "Bom Velhinho"  em uma sociedade onde as crianças são preservadas ao máximo e a crença no Natal não passa de um costume esquecido. 

Autora de Beastars Taika no Risei, Paru estabelece em Sanda uma sociedade em colapso, carente de juventude e engessada por procedimentos estéticos. A infância se apresenta como o ápice do valor de uma vida, isoladas em escolas de proteção, as crianças são protegidas de traumas, das crenças ultrapassadas e do próprio envelhecimento. 

A mudança no status quo chaga por meio de Kazushige Sanda, um estudante comum, exceto pelo fato de que ao usar roupas vermelhas o jovem de aparência infantil se transforma em Santa Claus, um homem de idade avançada e um físico de dar inveja a muitos atletas. Se antes a figura folclórica era responsável por trazer sonhos e presentes, agora o Papai Noel de 14 anos de idade precisa salvar suas crianças de um mundo onde crescer se tornou um tabu.   

Sinopse: 

"No Japão do futuro, com natalidade ultrabaixa, as crianças são valorizadas, mas monitoradas. O Papai Noel é visto como perigoso e banido. Em 25 de dezembro, Kazushige Sanda, descendente do Papai Noel, é atacado pela colega Fuyumura, que quer que ele ache sua amiga desaparecida, Ono. "Papai Noel, encontre minha amiga!" Para proteger as crianças, Sanda se torna Papai Noel e luta contra os adultos" 

Sinopse Oficial - Prime Video 


Confira Trailer: 



Produção: 

Diretor: Tomohisa Shimoyama;

Design de Personagem: Masamichi Ishiyama;

Direção de Som: Keiichirou Miyoshi;

Design de Cor: Saori Gouda  

Estúdio: Science SARU


No centro da imagem temos a figura de um idoso de capuz vermelho dando um soco em direção a tela, abaixo as figuras de três crianças, um garoto loiro ao centro, um menino de cabelo preto a esquerda e uma menina alta e com olheiras a direita. Na imagem vemos vários cacos de vidro espalhados e, em alguns deles, existem rostos estampados
Imagem de divulgação


Ao abordar temáticas como crescimento e formação de identidade, a autora não se esquiva de temas delicados e opta por discutir pontos sensíveis acerca do desenvolvimento sexual e questões de gênero. De forma clara, Sanda expõe as confusões da juventude, os desejos e a crueldade não intencional que as crianças demonstram enquanto aprendem a lidar com seus semelhantes e consigo mesmo. 

Crianças que não dormem devido a remédios, escolas de proteção de isolam e alienam e adultos tão obcecados com a juventude que abrem mão da própria humanidade escancaram uma sociedade construída por Paru onde a artificialidade reina. Ao deixar de lado suas crenças, divindades e o processo natural de amadurecimento, o que se mantém é uma ordem frágil, sustentadas por aparências e sombras do que um dia já foi o mundo como conhecemos. 

A produção do Science SARU torna a experiência de acompanhar os 12 episódios da obra ainda mais divertida, o estúdio responsável por DanDaDan segue entregando um show de cores e sons. O anime de Sanda está disponível com dublagem na Prime Video, se tornando uma ótima pedida para assistir enquanto espera a ceia de Natal. 


Fontes: As fontes utilizadas durante a produção desse conteúdo foram as informações e imagens disponibilizadas para divulgação dos produtos mencionados ao longo do texto, além de sites oficiais e o serviço de streaming Prime Video.   

Samuel Lima

Escrevo de tudo um pouco aqui na Otadesu, sempre com o objetivo de informar com qualidade. instagram bluesky

ATENÇÃO: Todos devem se sentir seguros, e o respeito deve prevalecer. Qualquer tipo de comentário degradante não será tolerado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato