Hoje quero falar de um anime e mangá que acabou sendo esquecido com o tempo, mas tem um lugar especial no meu coração, Wotaku ni Koi wa Muzukashi ou Wotakoi: Love is Hard for Otakus.
Na história acompanhamos Narumi Momose, uma jovem trabalhadora de escritória que esconde ser uma otaku, e de Hirotaka Nifuji, seu amigo de infância que também é seu colega de trabalho e gamer hardcore. Ao descobrir que ambos compartilham interesses nerds, eles decidem começar um relacionamento. A trama acompanha o dia a dia deles e de outros personagens, focando nas situações cômicas e românticas de um casal otaku tentando equilibrar a vida profissional, social e os hobbies.
Conheci ele quando ainda estava em lançamento em 2018, através de um vídeo no YouTube, e achei interessante a proposta dele, além da abertura que é bem divertida de ver e alegra qualquer um que assistir ela.
O romance entre Narumi e Hirotaka começa logo de cara — algo raro no gênero — e a trama gira em torno das dificuldades cotidianas de se manter um relacionamento saudável entre dois otakus, com muito humor e empatia. Ao mesmo tempo, o casal secundário Hanako e Kabakura oferece uma contraposição mais explosiva e bem humorada à dinâmica mais calma do casal principal.
Apesar de não ter grandes arcos dramáticos ou reviravoltas, Wotakoi funciona como um retrato honesto e leve de um relacionamento entre pessoas imperfeitas, maduras e... muito nerds.
A arte de Fujita, autora do mangá, melhora muito com o tempo. O estilo dela é limpo, com expressões faciais exageradas que reforçam o humor da obra. E como os personagens principais são otakus, a história é cheia de referência a outros animes e mangás, o que tornam ela ainda mais divertida.
O romance é bem fechado, tendo desenvolvimentos muito bons, e com uma abordagem mais pé no chão, com momentos de afetos sutis e simbólicos, diferente de obras de romance voltada pro público adolescente, com muitos momentos exagerados e enrolados.
Li o mangá completo e gostei muito de acompanhar a história, que tem um final bem fechado e satisfatório. No entanto, como o anime teve apenas uma temporada com 11 episódios alguns OVAs que complementam a trama, e uma série live-action, a obra acabou caindo no esquecimento. O mangá, apesar da qualidade, não alcançou grande notoriedade e, por já estar finalizado, acabou perdendo espaço na memória do público. Tanto que, mesmo entre os fãs de romances, é raro alguém se lembrar de Wotakoi.
Mesmo com o passar do tempo com outras histórias ganhando holofotes, Wotakoi segue sendo uma obra que guardo com carinho. Ela é simples, sincera e, acima de tudo, verdadeiro com quem somos por trás das telas. Para quem quiser conhecer (ou rever), o anime está disponível no Prime Video.