
Reencarnar como um slime pode parecer o pior destino possível — mas Rimuru prova o contrário. Tensei Shitara Slime Datta Ken transforma o clichê do isekai em algo divertido e surpreendentemente cativante. Com humor, ação e um protagonista carismático, o anime mostra que até a criatura mais improvável pode se tornar o herói de um novo mundo
Tensei Shitara Slime Datta Ken ou That Time I Got Reincarnated as a Slime é uma série de light novels escritas por Fuse e ilustradas por Mitz Vaz, onde acompanhamos Satoru Mikami, um assalariado comum, é morto por um bandido, e antes de morrer escuta uma voz, que se revela como a habilidade "Grande Sábio" que faz ele reencarnar em outro mundo, só que como um slime. Isso mesmo o monstro mais fraco dos rpgs, mas que com o tempo vai evoluindo e adquirindo habilidades que o tornam extremamente poderoso.
Um fato curioso sobre o mundo para o qual o protagonista é enviado, é que lá os monstros não tem nome, apenas os humanos e algumas outras criaturas. Satoru, agora em um corpo de slime, desperta em uma caverna, enquanto explora o local e testa suas novas habilidades, acaba conhecendo o Dragão do Vendaval, Veldora, que estava selado na caverna, nisso os personagens acabam fazendo amizade, e o dragão concede um nome a seu novo amigo, chamando-o de Rimuru, e o mesmo, faz o mesmo com Veldora, concedendo a ele o sobrenome Tempest, o que aumenta as habilidades dos dois, e nisso, Rimuru, "absorve" o amigo, para que a habilidade "Grande Sábio", possa analisar a magia que o selou e eventualmente, possa libertá-lo. A partir disso, vemos como Rimuru vai evoluindo suas habilidades e aprendendo mais sobre esse novo mundo, enquanto, faz novos companheiros que vão ajudá-lo em sua nova vida.
Apesar de ser um isekai ("outro mundo"), ele se destaca por dar bastante atenção ao desenvolvimento de mundo e nas relações entre raças, não sendo somente "ação e batalha". A obra mistura fantasia, humor, aventura e política de construção de nação, à medida que nosso querido slime, Rimuru transforma o lugar onde vive em algo mais inclusivo, tornando um lugar de acolhimento para todas as raças existentes naquele mundo.
Conheci a obra em meados de dezembro de 2019, pelas imagens promocionais que eram divulgadas nas redes e fiquei curioso sobre se Rimuru poderia ganhar a habilidade de se transformar em humano eventualmente, nisso resolvi assistir e virei fã. A série tem um ritmo um tanto quanto lento, mas para quem gosta de obras isekais, cujo foco não seja nas batalhas, irá se interessar por ela. A animação é vibrante e o design dos personagens dá vida à variedade de raças e criaturas do mundo de Rimuru. A trilha sonora complementa bem o tom leve e épico da história. Inclusive tenho as músicas de abertura da primeira e segunda temporadas na minha playlist, sendo a primeira abertura, a minha favorita.
Ele atualmente conta com três temporadas, com uma quarta em desenvolvimento, além de um filme e um anime spin-off chamado The Slime Diaries, onde acompanhamos o cotidiano de Rimuru e todos os outros personagens em seu cotidiano, sem o "caos", da história principal, sendo mais focado na comédia e em trazer uma história leve dos personagens,
Tensei Shitara Slime Datta Ken vai além do simples isekai de batalhas e poderes. É uma história sobre recomeços, empatia e o poder de construir algo melhor, mesmo partindo do zero — ou, no caso, de uma poça de slime.
Fonte: Aqui!