
"Tentar consertar seus arrependimentos é como você vive"
Uma sociedade inteira sustentada pelo frágil discurso de igualdade plena e um jovem buscando seu lugar em uma verdadeira selva mantida por mentiras. Quem sobe ao palco do teatro roteirizado por Paru Itagaki são animais antropomórficos prontos para tensionar ao limite as relações de predador e presa mascaradas por convenções sociais.
Publicado entre os anos de 2016 e 2020 na revista Weekly Shōnen Champion, Beastars acompanha Legoshi, o tímido lobo cinzento de 1,80 nos seus dias de estudante da academia Cherryton, escola conhecida pela coexistência entre carnívoros e herbívoros. Entretanto, a mansidão do jovem se vê abalada pelo assassinato de um estudante e um encontro noturno com seu primeiro amor... Ou sua primeira presa.
![]() |
| Imagem de Divulgação |
O drama humano representado por atores animais demonstra o quão selvagens podem ser os instintos e desejos humanos. Por meio de seu elenco diverso e linguagem dramática, vemos o quão assustadora uma jornada de autodescoberta pode ser e o quão difícil e libertador é aceitar a si mesmo, inclusive as próprias imperfeições.
A diversidade de personagens não se resume a diferentes espécies de animais, mas se apresenta um leque de personalidades e moralidades conflitando entre si. Enquanto se desenvolvem, os jovens precisam conter seus impulsos enquanto tensões se escalam e desconfiança se instaura. Violência, amor e desejo se misturam em uma sociedade que, assim como a nossa, é estruturada por preconceitos e acordos invisíveis de dominância.
O mangá de Beastars foi publicado no Brasil oficialmente pela editora Panini, inclusive compilado em um box com a história completa e os volumes de Beast Complex. O anime é disponibilizado pela Netflix com dublagem e a segunda metade da terceira e última temporada tem previsão de estreia para o dia 7 de março.
Confira o trailer:
Em um mundo onde animais de todos os tipos vivem em harmonia, um lobo manso começa a descobrir seus instintos predatórios justamente quando um assassinato na escola acontece.
Sinopse Oficial Netflix
Antes de partir para comentários mais específicos, vale ressaltar a qualidade das aberturas apresentadas pelo anime, em destaque a primeira "Wild Side" que utiliza um visual de Stop Motion extremamente charmoso.
Confira:
Uma fabula moderna:
Por definição, fábulas são histórias curtas comumente protagonizadas por animais humanizados e buscam trazer uma moral ao fim de sua narrativa. Esopo, Jean de La Fontaine e tantos outros autores do imaginário popular buscaram passar mensagens de conscientização e sátira por meio de suas obras. De forma semelhante, Paru Itagaki entrega elementos humanos aos seus personagens ferais como forma de tecer comentários sobre temas, muitas vezes vistos como polêmicos.
![]() |
| Imagem de Divulgação |
A autora não escolhe se esquivar de assuntos espinhosos, pelo contrário, Paru transforma o desejo sexual, a agressividade e as fachadas sociais em peças fundamentais para a construção de suas criações. Mais do que um adolescente tímido, Legoshi é um indivíduo cuja gentileza está constantemente posta em xeque por ideais de masculinidade e pelos deveres que toma para si.
O amadurecimento do canídeo ocorre ao confrontar os próprios instintos e aceitar os traços que o tornam o predador. Se o ambiente escolar simula, de forma controlada, a sociedade real, somente ao entrar em contato com o "mundo real", o lobo é capaz de compreender a si mesmo e organizar seus valores enquanto se relaciona com diferentes indivíduos igualmente singulares. Com o tempo, a fera não é domada, mas ouvida, compreendida e reconstruída em uma jornada de autodescoberta e aceitação.
Se os carnívoros são fortes por natureza, os herbívoros precisam se impor para conquistar uma noção mínima de igualdade. Normas sociais, articulações políticas e um mercado ilegal de carne ignorados por todos são pesos em uma balança prestes a se desmoronar. Nascido dessas contradições, Louis, o cervo vermelho, surge para desafiar da sua própria maneira um mondo que o enxerga como vitima. Vendido como carne, comprado como herdeiro de um conglomerado empresarial o elegante herbívoro se movimenta entre a superfície e o submundo em prol da manutenção das aparências que mantem essa estrutura de pé.
O contraste com o protagonista surge com o choque de traços complementares, se Legoshi escolhe a gentileza e se recusa a mostrar as presas mesmo com um corpo forte, Louis performa poder e agressividade mesmo fisicamente frágil. Mesmo se antagonizando em diversos momentos, ambos reconhecem no rival os valores que estão ausentes em si e enxergam a capacidade de causar mudanças profundas que o outro carrega.
Igualmente importante para a obra, a coelha anã branca Haru vai além de fonte de desejo de Legoshi, mas é condutora de uma discussão sobre diferentes formas de dominação. Vista como indefesa e delicada, jovem encontra na prática de relações sexuais com outros machos uma forma de se igualar, mesmo que temporariamente, àqueles que normalmente seriam ameaças para sua existência.
A dinâmica de predador e presa não é a única a pautar o mundo de Beastars. Legoshi, Haru e Louis encontram cada um formas particulares de se firmar em meio às incertezas e dúvidas juvenis. A autora constrói os dilemas pessoais de cada um de forma a não apontar certezas, mas possibilitando questionamentos e interpretações que enriquecem a experiência de quem assiste ou lê a história.
Outro ponto de destaque é a existência do "Beastar", posto assumido por um indivíduo de destaque político e social, que simboliza um pilar na manutenção da ordem. Enquanto carnívoros e herbívoros almejam ascender ao topo, seria um único lobo pacato o responsável por promover as mudanças que esse mundo precisa.
Itagaki cria um verdadeiro palco para suas criações expressarem com toda a dramaticidade possível, não à toa o início do mangá se ambienta em um clube de teatro. Aos poucos, temas como herança, família, amor e prazer se misturam enquanto contratos institucionais se tensionam ao máximo em uma história que com certeza vale a pena ser conferida.
Fontes: O texto contém informações presentes nas distribuidoras e criadoras oficiais da obra, como a Netflix e a editora Panini. Além disso as imagens e vídeos são materiais oficiais de divulgação.

